19 de Julho de 2021

Notas Semanais #8: Youtuber caloteiro

Por William Brendaw

Escute enquanto lê: Phone Numbers, de Dominic Fike (no Spotify ou YouTube).
Para ouvir a playlist da newsletter, acesse aqui.

Olá, bom dia!

Para começar a semana, temos o influencer que rifou o carro que não tinha, a não obrigatoriedade de vacinação para participar das olímpiadas, o desequilíbrio na Amazônia e muito mais.

Aproveite a leitura e boa semana!

Artigos

Bilionário Richard Branson viaja ao limite do espaço com sua própria nave

Como anunciado aqui há duas edições, o bilionário Richard Branson venceu a rinha de ricos excêntricos para ir ao espaço. No último dia 11/07, o fundador do conglomerado Virgin atingiu o espaço ao lado de 3 tripulantes/funcionários num voo um tanto decepcionante – ficaram no espaço por apenas 20 minutos. Com esse feito, o magnata inaugura o turismo espacial para quem puder pagar a bagatela de 250 mil dólares pra esse gostinho de espaço.

Registros fecais revelam que população maia sofreu com mudanças climáticas

O povo que nos fez temer o fim do mundo em 2012 teve desafios aos quais estamos enfrentando atualmente: as mudanças climáticas. Claro, pode ter certeza de que eles não foram os motivadores – como nós – porém eles também sofreram com mudanças no clima, como em chuvas e tempos secos. Não é fácil ser humano nesse planeta – e não é de hoje.

Icebreakers With... Malcolm Gladwell

O autor do livro Fora de Série: Outliers participou de uma entrevista descontraída para a newsletter Morning Brew, onde conversou, entre outras coisas, sobre A Pequena Sereia, carros autônomos e zumbis canadenses (?).

Porém, o que mais me chamou a atenção nessa entrevista foi a resposta que ele deu quando perguntaram sobre o que faria com as horas extras, caso não precisasse dormir: "Dormir é literalmente o que eu mais gosto de fazer. Se eu não precisasse dormir, dormiria mesmo assim. Eu fingiria! Me deitaria na cama e fingiria ser um dos felizes humanos que precisam dormir".

Malcolm Gladwell é o meu espírito animal.

Qual a origem dos nomes dos países da América Latina?

É curioso, mas nada surpreendente, que a origem de muitos nomes de países da América Latina vieram do vocabulário indígena, na fauna ou flora locais. Inclusive alguns nomes de países da América Latina surgiram graças aos povos que já viviam originalmente no local. Outros foram rebatizados depois da chegada dos colonizadores da Espanha ou de Portugal. O artigo destrincha a origem de cada nome dos 23 países latinos da América.

Por que vacina não é obrigatória na Olimpíadas

Quando soube que o Comitê Olímpico Internacional (COI) não iria exigir que os atletas e imprensa estivessem vacinados antes de estarem nas olimpíadas de Tóquio, fiquei um tanto confuso, ainda mais com a realização das olimpíadas num país tão organizado quanto o Japão.

A verdade é que, segundo o COI, eles não têm como controlar, país a país, as regras de vacinação. Como eles são muito disciplinados, acredito que não será um grande problema. Já se fosse no Brasil, isso seria uma festa para o Covid, como foi na Copa América.

Apple’s weather app won’t say it’s 69 degrees

A quinta série que habita nos usuários de iPhone – ou a falta de zuera de quem atualiza o iOS – faz com que a Apple pule o valor de 69 graus Fahrenheit no indicador de temperatura dos celulares. Se chegar nesse valor, vai flutuar entre um grau para cima ou pra baixo. Ainda bem que aqui usamos Sistema Universal de Unidades (SI) e não tem essa bobagem (risos).

Coffee Prices Soar After Bad Harvests and Insatiable Demand

Não é apenas o próprio Brasil que vai ser afetado com a estiagem desse ano: por conta da seca, o consumo global de café vai superar a produção nesse ano. Apesar dos gringos estarem preocupados com a falta de café para importarem, o certo é que nós, brasileiros, é que vamos sofrer com o aumento do preço – já que a cotação do dólar segue alta.

Floresta amazônica já emite mais gás carbônico do que absorve, aponta estudo

Seguindo na linha das mudanças climáticas dos maias, agora superamos uma marca que pode ser difícil de reverter: pesquisa do Inpe publicada na revista Nature diz que a floresta emite 0,29 bilhão de toneladas de carbono por ano para a atmosfera além do que consegue absorver.

Youtuber Razuk faz rifa ilegal de Mustang por R$ 1 mi e não entrega carro

Youtuber é que nem coach: não acredite no que eles falem, a menos se for para te entreter. Nesse caso, o youtuber Razuk, que é um recorrente rifador de carros caros (que por acaso são rifas ilegais por causa dos valores transacionados), rifou mais um carro – que não era mais seu.

O caso veio a luz quando o real dono viu que o youtuber estava rifando o seu carro e, com isso, causou um rebuliço no seu canal. Apesar desse desencontro todo, a rifa já aconteceu e o youtuber prometeu pagar o valor do carro para o ganhador.

Episódio de Podcast

Humor com Dani Calabresa

O podcast Mamilos está usando a pausa de julho para fazer entrevistas com humoristas e sair um pouco das pautas "quentes" do decorrer do ano. E dessa vez o papo foi com a incrível Dani Calabresa, com uma conversa leve e divertida para saber um pouco mais sobre a trajetória dela e como é a vida de uma humorista profissional.

Série Documental

1971: o ano em que a música mudou o mundo

Para quem gosta de história, cultura, música e personalidades que fazem a diferença no mundo, essa série é um prato cheio. Da mudança de mentalidade dos hippies para os anos 70, passando por uma explosão de criatividade, representatividade e auto conhecimento – além dos grandes movimentos culturais de protesto contra os acontecimentos turbulentos do início dos anos 70, todos esses elementos fazem desse documentário ser maravilhoso. Tem uma produção primorosa e vale muito a pena usar o seu tempo para apreciar cada episódio. Veja e comente comigo depois o que achou.


Por hoje é só. Espero que você tenha gostado da leitura.

Até semana que vem!


Se gostou, encaminhe esse email para algum amigo.

Recebeu esse email de alguém? Inscreva-se na newsletter.

Quer mais conteúdo? Acesse o meu site.


© 2021 William Brendaw. Descadastrar.

Porto Alegre, RS 

Distribuído por EmailOctopus.

"Rua Germano Hasslocher 203, Apto 504, Porto Alegre, RS, 90160-050, Brazil"